terça-feira, 16 de outubro de 2012

Trabalho de facul [parte 2]

Página 151

"O único caminho a seguir é o seu caminho. Você é aquela combinação magica que nunca tornará a existir, e não interessa quem seja, ou se sente exultante ou só. Cada um de vocês é uma coisa singular e especial. Quisera poder dizer isso bem cedo às crianças, para elas não levarem uma vida inteira para descobrirem!
Você tem um mundo singular a partilhar."



Vivemos em uma sociedade que presa a forma e a igualdade, o que as vezes é muito severa em seus julgamentos, vivemos em uma ditadura do corpo perfeito, cabelo perfeito, sempre buscando perfeição e moldes a seguir o que as vezes exclui a essência da pessoa.
O que a sociedade de veras se esquece é que somos humanos e com isso nunca conseguiremos de fato a total perfeição, e isso acaba desencadeando preconceitos, violência, exclusão entre outros problemas e até mesmo patologias como a depressão e o stress que são as doenças em alta.


--

Página 152

--

Página 153

"Ah, aprenda a arriscar de novo. Volte aquele ponto na sua infância em que o mundo todo era um mistério gigantesco e maravilhoso, que você tinha de entender. ligue-se nisso. Diga a si mesmo: "Quero conhecer tudo. Quero sentir e tocar e provar e compreender tudo, e na vida não há tempo para fazer tudo isso, de modo que tenho de fazê-lo agora." Aproveite todos os momentos como se realmente fossem os seus últimos, pois bem podem ser."



As vezes temos o péssimo costume de deixar para depois, o clássico "mais tarde eu faço", "eu falo amanhã", desde muito pequenos somos de certa forma desde pequenos regulados a isso, e quando crescemos não muda muita coisa pois só temos olhos e pensamentos para duas coisas q são o passado e o futuro, é o hoje, o presente o agora, não importa? 
de certa forma só nos preocupamos com o presente quando ele já se tornou passado e dai vem as lamentações, e vemos quanto tempo, palavras, e pessoas perdidas já passaram por nossa vida e nem se quer notamos como coisas são simples fazem tanta diferença e tem tantos valores.


--

Página 154

--

Página 155

--

Páginas 156 e 157

"Da próxima vez que você fica mesmo aborrecido e zangado, examine a situação. Em geral, é loucura. Se você se sentar e examinar, vai dar rizada. pode dizer: "Não é bom ser um ser humano?" O que me assusta mais do que qualquer outra coisa, talvez, em nossa cultura, é nossa falta de humor. Levamos todas as coisas tão a sério. Nós nos esquecemos de rir. Pensem no passado, vocês que são da minha idade ou mais velhos, e lembrem-se de como se ria em casa.
Não ouço mais muitos risos."


O mundo está entrando em uma era de rapidez e cobranças e agilidade a todo tempo acho q até poderíamos por meio disso dizer que as 48 horas que temos a cada dia é tão grande e ao mesmo tempo tão pequena e limitada, já não se faz mais nada com calma, um coisa de cada vez. E o fruto disso tudo e o cansaço tanto físico como o mental e no final das contas entra o stress e ai, onde paramos?
Discutindo por nada, perdendo a calma com qualquer pessoa e qualquer coisa, está certo isso?
As vezes necessitamos diminuir toda essa velocidade parar um momento para respirar e enfim percebe que somos humanos querendo agir como maquinas, excluindo sentimentos, aumentando a carga horaria de uso, mais temos algo sim incomum com as maquinas, se não  tivermos manutenção e cuidados no nós acabaremos estragados em um canto.

-- 

Página 158

--

Página 159

"Como você é humano, tem que fazer mágica. Entre em contato com ela. Quando sentir uma crise de loucura se aproximando, não domine. Deixe que ocorra, só uma vez, e depois me conte o que aconteceu!
Então, penso, se vamos ser humanos temos de reconhecer, em falta de coisa melhor, um caráter democrático. Isso significa a compreensão de que não há ninguem melhor nem pior do que nós. acho as vezes tendemos a esquecer que todos são humanos."



Grande parte da nossa vida nos preocupamos com o que os outros vão pensar e assim acabamos por prender nossos sentimentos e internaliza-los, o q não é nada bom, pare para pensar.
O que ocorre é como uma grande panela de pressão, se a pressão for muita ela explode e pode causar muita sujeira e ate mesmo desastres, por isso temos que extravasar, somos pessoas acima de tudo precisamos disto.

--

Página 160

"Eu já passava por ele, quando disse: "Bom dia filho." Quem quer que me chame de "filho" é meu chapa. Assim, sentei-me e começamos a bater papo. Dividimos o vinho, dividimos o queijo e também partilhamos a filosofia. Eu disse a esse homem: "Sabe, você parece tão feliz, concentrado e em paz. tem um segredo para a vida?" Ele disse, sem hesitar um instante: "Tenho sim." E perguntei: "Quer partilhá-lo comigo?" "Claro filho. Se quiser viver feliz a vida toda, sempre conserve sua mente cheia e seus intestinos vazios." Ora, isso é sabedoria! Ninguem o convidou a um banco de cérebros! E devia!"


A sabedoria e algo que pode vim de formas verdadeiramente inesperáveis, e as vezes somos insensíveis a ponto de não a notar, por isso devemos sempre estar com a mente aberta a novos horizontes e caminhos.

Livro: Vivendo, amando e aprendendo - Leo Buscaglia
[L.M.](16.1o.2o12 - 16:47)


Nenhum comentário:

Postar um comentário